Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Em Brasília, trabalhador é resgatado em situação análoga ao trabalho escravo

    Publicado por Mariana Menezes
    há 5 anos

    Isso aconteceu aqui em Brasília. Na capital do país. Agora, imaginem o que acontece no interior do país, nas cidades onde a fiscalização demora a chegar. E imaginem um governo que prega que os trabalhadores precisam abrir mão de direitos para receber mais:

    “O trabalhador informou aos fiscais que veio de Aracaju (SE) e estava na panificadora há quatro meses. Nesse período, não teve sua Carteira de Trabalho assinada e recebeu apenas R$ 100,00 do proprietário. Todos os dias – inclusive sábados e domingos –, ele realizava serviços de ajudante de padeiro, faxineiro, atendimento aos clientes e caixa e dormia atrás do balcão, ou próximo ao caixa, onde colocava o colchonete após o fechamento do estabelecimento.

    A jornada de trabalho começava às 6h, quando a panificadora era aberta, e se prolongava até as 21h, no fechamento do estabelecimento, com tempo entre 30 minutos e uma hora para almoço, dependendo do movimento e do serviço do dia. Quando o trabalhador pedia, o empregador lhe concedia um turno de folga na semana, que ele utilizava para entregar currículos.

    O homem, de 39 anos, se alimentava no local, com refeições preparadas por ele mesmo ou pela esposa de um dos empregadores. Também fazia um lanche à tarde, utilizando os alimentos da panificadora, e jantava as sobras do almoço. O funcionário utilizava um banheiro, sem chuveiro, nos fundos da loja. Para tomar banho, usava um balde.”

    Fonte @metropolesdf

    __

    PS: Lendo os comentários da matéria, uma pessoa disse que o rapaz era morador de rua e que o dono da padaria lhe deu abrigo na própria casa, antes de o deixar ficar em seu estabelecimento. Se for verdade, fica a lição para os empregadores: Não faça esse tipo de acordo. Não ajam na informalidade, por mais que queiram apenas ajudar. As consequências são absurdamente brutais.

    @advogadamariana

    • Sobre o autorAdvogada Trabalhista
    • Publicações74
    • Seguidores103
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações143
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/em-brasilia-trabalhador-e-resgatado-em-situacao-analoga-ao-trabalho-escravo/676611442

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)